Lições bíblicas

REFLEXÃO DOMINICAL - ANO B

Ano A | Ano B | Ano C | 

III Domingo do Tempo Comum

Como é atual a Palavra deste Domingo da Palavra! A pandemia está a clamar a necessidade de uma conversão radical. De uma profunda mudança de mentalidade. A pandemia veio evidenciar os errados caminhos desta sociedade. Temos vivido como que adormecidos e satisfeitos com nossos pensamentos e ações egoístas; com nossa lógica cómoda e hedonista, na procura da auto-satisfação estéril.

II Domingo do Tempo Comum

A nossa vida em Deus não é muito diferente da vida destes primeiros discípulos. Também nós vivemos nesta rede social chamada mundo. Também nós procuramos um sentido que ilumine a nossa história. Também nós buscamos um mestre a quem seguir. Como cristãos temos a missão de ser influencers de Deus

Domingo do Batismo do Senhor

Esta festa é uma bela oportunidade para refletir sobre o significado do nosso próprio batismo e para renovar os compromissos que nele assumimos, bem como para dar graças a Deus pelo grande dom de sermos seus filhos.

Solenidade da Epifania do Senhor

Epifania significa manifestação do Senhor. Esta solenidade revela-nos uma salvação que vem de Deus, não dos nossos esforços humanos, mas do poder de Deus. E é uma salvação universal, que não exclui ninguém.

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Hoje, primeiro dia do ano civil, é o dia da esperança, do sonho, do futuro. Diante de uma criança recém-nascida, todos os sonhos são legítimos. E, mais ainda, quando essa criança tem o nome de Jesus, o Príncipe da Paz. Por isso, no início de cada ano, voltamos a sonhar com aquilo de que mais precisamos: a PAZ.

Festa da Sagrada Família

É fácil de perceber porque é que o Papa Francisco diz que, ao falar das famílias, muitas vezes “lhe vem à mente a imagem de um tesouro”. Este tesouro é-nos revelado na contemplação da Sagrada família, pois, no dizer de Paulo VI, “aqui se aprende o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu caráter sagrado e inviolável”

Natal do Senhor

O Verbo era a luz verdadeira que veio a este mundo: Deus de Deus, luz da Luz. É a luz verdadeira que o Pai enviou ao mundo. Até aí, só víamos os astros à volta do sol: no Natal surgiu o próprio sol e nós vimos e seguimos e deixámo-nos iluminar por ele. É Ele a salvação anunciada e predita pelos profetas. Ele é luz para a nossa inteligência, para iluminar as nossas ideias e os nossos esquemas mentais.

IV Domingo de Advento

O Verbo, que encontrou morada no seio virginal de Maria, na celebração do Natal vem bater novamente à porta do coração de cada cristão: passa e bate à nossa porta. Cada um de nós é chamado a responder, como Maria, com um «sim» pessoal e sincero, colocando-se plenamente à disposição de Deus e da sua misericórdia, do seu amor.

III Domingo de Advento

João Batista é enviado por Deus como missionário da alegria: veio para dar testemunho da luz. Hoje acendemos a terceira vela da Coroa do Advento; assim se percebe a prece franciscana: onde houver trevas que eu leve a luz. João Batista, que batiza em água, aponta para aquele que eles não conhecem: aquele que batiza no fogo.

Solenidade da Imaculada Conceição

A Solenidade da Imaculada Conceição, em 8 de Dezembro, quer sublinhar, de modo especial, a missão confiada a Maria na história da salvação. Maria é, então, a cheia de graça, a Mulher escolhida por Deus desde a eternidade para que, por meio dela, acontecesse o Mistério da Encarnação.

II Domingo de Advento

No segundo Domingo do Advento, somos chamados a centrar o nosso olhar em João Batista. É sobre "esta voz que anuncia a vinda do Salvador," que o Pe. Nélio Pita nos convida a meditar.

I Domingo de Advento

O tempo não é circular mas linear, não é circulo que aprisiona, mas caminho que liberta. As celebrações litúrgicas, embora celebradas todos anos, e aparentemente iguais, assinalam etapas do caminho que a Igreja, Povo de Deus, e cada um dos seus membros vai fazendo. É este o convite do Pe. Alves para meditar neste I Domingo de Advento.

D. Augusto César

Bispo emérito (vicentino)

Albertino Gonçalves

Padre Vicentino

Álvaro Cunha

Padre Vicentino

Bruno Cunha

Padre Vicentino

Carlos Moura

Padre Vicentino

César Mendes

Padre Vicentino

Fernando Soares

Padre Vicentino

Gonçalo Fernandes

Padre Vicentino

João Maria Lemos

Padre Vicentino

João Soares

Padre Vicentino

José Alves

Padre Vicentino

José Carlos

Padre Vicentino

Luciano Ferreira

Padre Vicentino

Manuel Martins

Padre Vicentino

Mário Ribeiro

Padre Vicentino

Nélio Pita

Padre Vicentino

Pedro Guimarães

Padre Vicentino

SOBRE NÓS

S. Vicente de Paulo, o santo da Caridade, é o fundador da Congregação da Missão. Presentes em todo o mundo, estamos em Portugal desde 1717. Talvez nos conheça como Padres Vicentinos, Lazaristas ou Padres da Missão.

LOCALIZAÇÃO

(+351) 213 422 102 | 217 263 370

 

Estrada da Luz, 112-1º

1600 - 162 Lisboa

 

comunicacaoppcm@gmail.com 

CONTACTE-NOS
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
APONTADORES

© 2020 por Província Portuguesa da Congregação da Missão.