Lições bíblicas

REFLEXÃO DOMINICAL - ANO B

Ano A | Ano B | Ano C | 

Domingo XXV do Tempo Comum

Nos textos sagrados deste domingo podemos apreciar a diferença entre a Sabedoria divina e a Sabedoria humana. Se nos deixarmos iluminar pelos ensinamentos de Jesus e quisermos “compreender” e aceitar as suas palavras que nos falam do sacrifício e da oblação como caminho de salvação, poderemos comungar dos mesmos sentimentos de Cristo.

Domingo XXIV do Tempo Comum

Jesus e o seu evangelho já não se apresenta como repetição da história (não é o Elias, não é João Batista, não é nenhum dos profetas antigos), mas como desfecho da mesma história com a concretização da esperança: “Tu és o Messias”.

Domingo XXIII do Tempo Comum

Ouvidos bem abertos, língua sempre pronta a apregoar as maravilhas de Deus: é disto, portanto, que todos precisamos. E é esta a nossa missão, que é a missão da Igreja, hoje e em todos os tempos.

Domingo XXII do Tempo Comum

No Evangelho de hoje, Jesus acusa precisamente os judeus de terem convertido as suas belas tradições numa pura Lei que todos, sem exceção, se viam obrigados a cumprir. Quase de certeza que o rito de lavar as mãos antes de comer era, para o povo judeu, uma forma de expressar que a toda a comida era, em certo sentido, um momento de comunhão com Deus, que lhes tinha dado a terra em que habitavam e os seus frutos.

Domingo XXI do Tempo Comum

Que a celebração deste Domingo nos ajude a questionar a forma como cada um acolhe o chamamento do Senhor, como professa a sua Fé e como se compromete a transformar a sua vida à luz dos ensinamentos de Jesus.

Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria

Esta é a maior e mais tradicional das festas dedicadas à Virgem Santa Maria: ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. É a festa da sua entrada na glória, da sua plenitude como criatura, como mulher, como mãe, como discípula do seu Filho, Jesus Cristo.

Domingo XIX do Tempo Comum

Penso, particularmente, neste tema do Pão da Vida, à luz de tudo o que representa o mês de agosto (descanso, tempo livre, refeições mais prolongadas) e em toda a situação pandémica que insiste em não passar.

Domingo XVIII do Tempo Comum

A narração de hoje segue a cena da multiplicação dos pães e dos peixes, e introduz uma longa catequese de Jesus sobre a Eucaristia, Pão da Vida, com o diálogo entre o Mestre e o grupo de pessoas que tinham assistido, no dia anterior, ao milagre realizado por Jesus.

Domingo XVII do Tempo Comum

A narrativa do Evangelho interrompe a sequência de S. Marcos, própria do Ano B, para incluir o capítulo VI de S. João, durante cinco domingos, sobre o Pão da Vida, começando hoje pela multiplicação dos pães, relatada pelos 4 evangelistas.

Domingo XVI do Tempo Comum

Esta é a grande novidade do cristianismo. Em Cristo, formamos um só corpo. Ele consubstancia um novo modo de agir. Por Ele são desconstruídas as culturas que justificam desequilíbrios sociais, promovem a injustiça, favorecem a corrupção, exploram recursos, como se o amanhã fosse um problema para outros resolverem.

Domingo XV do Tempo Comum

A Palavra de Deus leva-me a concluir que é importante cuidar do sentido missionário do batismo. A exemplo dos discípulos, a escuta, o envio e a liberdade são sinais importantes para saber discernir sobre como me aproximar de alguém e com ele caminhar, fazer a experiência da cura, do acolhimento, da caridade, da comunhão...

Domingo XIV do Tempo Comum

Mas por que é que, passados dois mil anos, ainda tem de ser assim, por que é que não sabemos reconhecer nos outros, principalmente naqueles que nos são mais próximos, alguma autoridade? Creio que o que se passou com Jesus é o mesmo que se passa muitas vezes nas questões laborais, sociais e eclesiais.

Domingo XIII do Tempo Comum

O Evangelho deste Domingo XIII do Tempo Comum oferece-nos dois milagres de Jesus, relatados de forma entrelaçada, isto é, um dentro do outro: o relato da cura de uma mulher que há doze anos sofria de uma hemorragia, dentro do relato da chamada «ressuscitação» da filha de um dos chefes da sinagoga.

Domingo XII do Tempo Comum

O relato (do Evangelho deste Domingo) não é uma história tranquilizante para consolar os cristãos de hoje com a promessa de uma protecção divina que permita à Igreja passear tranquila através da história. É o chamamento decisivo de Jesus, para que façamos com Ele a travessia em tempos difíceis: “Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”

Domingo XI do Tempo Comum

O Reino de Deus requer a nossa colaboração, mas é sobretudo iniciativa e dom do Senhor. A nossa obra frágil, aparentemente pequenina face aos problemas do mundo, se for inserida na de Deus não receia as dificuldades.

Domingo X do Tempo Comum

As leituras deste domingo apresentam-nos duas figuras antagónicas que se combatem mutuamente: Jesus e o demónio. Personificam duas realidades que são muito antigas e sempre atuais: o bem e o mal.

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

A Eucaristia faz a Igreja. Antes de morrer, Jesus pede pela unidade: “Que todos sejam um, como Tu, ó Pai, estás em Mim e Eu em Ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo. 17, 21).

Solenidade da Santíssima Trindade

A celebração da Santíssima Trindade convida-nos a celebrar algumas características ou atributos divinos que só o Cristianismo (nas suas várias tradições) captou na leitura e meditação da revelação divina, sem que nenhuma outra fé monoteísta (judaísmo e islamismo) tenha lá chegado.

Domingo de Pentecostes

A Igreja no Pentecostes reconhece a sua primeira obra – o anúncio – os Apóstolos não preparam uma estratégia, não preparam um plano pastoral, não dividem as pessoas por grupos segundo os vários povos, não se mantêm fechados no cenáculo, pois o Espírito Santo não lhes permite isso.

Domingo da Ascensão do Senhor

O evangelista Marcos apresenta a Ascensão de Jesus ao Céu no contexto da missão dada aos Apóstolos. Não se trata de contemplar o triunfo de Cristo, mas de continuar a sua missão na terra, levando a mensagem do Evangelho até aos confins do mundo.

D. César.jpg

D. Augusto César

Bispo emérito (vicentino)

Albertino Gonçalves

Padre Vicentino

pe. álvaro.jpg

Álvaro Cunha

Padre Vicentino

bruno.jpg

Bruno Cunha

Padre Vicentino

Moura.png

Carlos Moura

Padre Vicentino

César.jpeg

César Mendes

Padre Vicentino

fernando.jpg

Fernando Soares

Padre Vicentino

gonçalo.jpg

Gonçalo Fernandes

Padre Vicentino

joao maria.jpg

João Maria Lemos

Padre Vicentino

joao soares.jpg

João Soares

Padre Vicentino

pe alves.png

José Alves

Padre Vicentino

José_Carlos.jpg

José Carlos

Padre Vicentino

luciano Ferreira.jpg

Luciano Ferreira

Padre Vicentino

M Martins.jpg

Manuel Martins

Padre Vicentino

mário.jpg

Mário Ribeiro

Padre Vicentino

P. Nélio.jpeg

Nélio Pita

Padre Vicentino

Pedro%20oficial%20(9)_edited.jpg

Pedro Guimarães

Padre Vicentino