top of page
Lições bíblicas

REFLEXÃO DOMINICAL - ANO A

Ano A | Ano B | Ano C 

Domingo X do Tempo Comum

Tal como estes dois homens de Fé deixemo-nos desafiar pelo chamamento muitas vezes inesperado de Deus. Não tenhamos medo em imediatamente seguir Jesus, de nos deixarmos transformar por Ele.

Solenidade da Santíssima Trindade

Podemos dizer que todos os domingos são dias da Santíssima Trindade. Não se trata, pois, na celebração de hoje, de decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”, mas de um convite a contemplar o Deus que é amor, que é relação em comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

Domingo de Pentecostes

Depois do cinquenta dias, em que fomos celebrando a Ressurreição de Jesus, eis-nos chegados à Festa do Pentecostes, em que a Igreja recebe o dom do Espírito Santo.

Ascensão do Senhor - Solenidade

É necessário estar disposto a percorrer o itinerário da Via Lucis onde ocupa um lugar fulcral a descida do Espírito Santo. E não basta que se faça esta procissão com as pernas, é necessário implicar nesse processo a vida espiritual.

VI Domingo da Páscoa

O evangelho deste domingo leva-nos ao contexto da "Última Ceia" na qual Jesus revela que vai para o Pai. Os discípulos começam desde já a sentir o desconforto da sua ausência.

V Domingo da Páscoa

Pela sua vida e pelas suas palavras, Jesus revelou-nos, perfeita e seguramente o Pai. Jesus insere-nos neste encontro de comunhão com Deus.

IV Domingo da Páscoa

Neste IV domingo da Pascoa celebramos vários dons que estão enraizadas num só: a vontade de Deus de ressuscitar o seu Filho; mostrar o verdadeiro rosto de Cristo no testemunho de ser Bom Pastor, mas também, o dom de abrir as portas e horizontes de discernimento da nossa vocação.

III Domingo da Páscoa

Muito se escreveu, ao longo dos tempos, sobre o Evangelho deste 3º domingo da Páscoa. E isso deve-se ao facto de ser um texto que constitui uma verdadeira catequese para os cristãos da segunda geração, que não conheceram o Jesus histórico.

II Domingo da Páscoa

É claro que à volta daquele acontecimento (a morte de Jesus) se gerou um movimento inicialmente de medo, de dispersão, mas que misteriosamente se transforma num movimento de congregamento, de reunião, de coesão à volta do mesmo Jesus, porque Ele ressuscitou, Ele está vivo!

Domingo de Páscoa

O Cristianismo e a Igreja nasceram e re-nascerão sempre da Páscoa de Cristo. É este o acontecimento fundante da nossa religião, da nossa relação com Deus.

Sexta-feira Santa

Na cruz, Cristo não morreu para si mesmo, mas para e pelos outros, por nós. Só uma vida dada aos outros por amor pode dar fruto e tornar-se semente de vida eterna!

Quinta-feira Santa

A Eucaristia é o lugar da eternidade: o divino torna-se presente e o humano abraça o infinito.

D. César.jpg

D. Augusto César

Bispo emérito (vicentino)

Albertino.jpeg

Albertino Gonçalves

Padre Vicentino

pe. álvaro.jpg

Álvaro Cunha

Padre Vicentino

bruno.jpg

Bruno Cunha

Padre Vicentino

Moura.png

Carlos Moura

Padre Vicentino

César.jpeg

César Mendes

Padre Vicentino

fernando.jpg

Fernando Soares

Padre Vicentino

gonçalo.jpg

Gonçalo Fernandes

Padre Vicentino

222.jpg

João Maria Lemos

Padre Vicentino

joao soares.jpg

João Soares

Padre Vicentino

pe alves.png

José Alves

Padre Vicentino

José_Carlos.jpg

José Carlos

Padre Vicentino

Luciano.jpg

Luciano Ferreira

Padre Vicentino

M Martins.jpg

Manuel Martins

Padre Vicentino

mário.jpg

Mário Ribeiro

Padre Vicentino

Nélio.jpeg

Nélio Pita

Padre Vicentino

pedro.jpg

Pedro Guimarães

Padre Vicentino

bottom of page