top of page
Lições bíblicas

REFLEXÃO DOMINICAL - ANO A

Ano A | Ano B | Ano C 

V Domingo da Quaresma

Numa sociedade repleta de imagens de morte, mas com medo de falar e pensar nela, a Palavra de Deus coloca-nos diante da morte para dizer que, apesar de inevitável, ela não tem a última palavra: “Para vós, Senhor, a vida não acaba, apenas se transforma”.

IV Domingo da Quaresma

Peçamos ao Senhor que nos dê o dom de poder responder-lhe com as palavras e a vida a mesma resposta e atitude daquele cego que acreditou no Senhor: “Ei creio, Senhor!”. E prostrou-se diante dele”

III Domingo da Quaresma

Este encontro de Jesus com a Samaritana é o exemplo da maneira como Ele se faz conhecer àqueles que o procuram. Ele faz-se conhecer, gradativamente, como se dá na Iniciação à Vida Cristã.

II Domingo da Quaresma

Como cristãos, aprendamos a não cair na tentação de encurralar Deus. De O construir à nossa medida. Deixemos que ele se transfigure e nos deixe transfigurar com Ele, para que, tal como Abraão, possamos construir uma bela história de fé

I Domingo da Quaresma

No sentido cristão, tentação é tudo o que me seduz e leva para o mal, sejam pessoas, coisas ou animais, acontecimentos, etc. Estas forças procuram seduzir-me e levar-me a agir ou falar contra Deus, contra a Igreja, contra os outros, contra a natureza, contra todos os valores supostamente aceites, sejam inatos ou adquiridos.

VII Domingo do Tempo Comum

O nosso mundo precisa deste anúncio solene porque, em grande medida, corremos o risco de, pelas nossas faltas de caridade, apresentarmos aos outros um Deus desacreditado no nosso contratestemunho.

VI Domingo do Tempo Comum

Tens a liberdade para escolheres o bem ou o mal, a liberdade para seguires a radicalidade de Cristo ou para ficares a olhar estagnado para a beleza de Deus. Deus quer que vás mais além, não te contentes com o mínimo, mas arrisca o máximo.

V Domingo do Tempo Comum

O cristão é chamado a ser sal da terra e luz do mundo, isto é, a produzir frutos com sabor, gosto e dar brilho e direção aos caminhos da vida.

IV Domingo do Tempo Comum

Como entender, com critérios humanos, as Bem-aventuranças? Como dizer ao pobre que ele é bem-aventurado, ou feliz, prometendo-lhe um reino que ele não pode ‘tocar’?

III Domingo do Tempo Comum

É a Palavra de Jesus – o Evangelho – que muda o mundo e os corações! Somos chamados, portanto, a confiar na palavra de Cristo, a abrir-nos à misericórdia do Pai e a deixar-nos transformar pela graça do Espírito Santo.

II Domingo do Tempo Comum

Depois deste encontro com Jesus, depois desta maravilhosa experiência da revelação divina, desta única e singular experiência de Deus, João Batista não fica com isto só para si. Ele não se julga o destinatário final, mas apenas intermediário, de algo que o ultrapassa, e que não pode ficar consigo, mas que é preciso passar, transmitir.

Solenidade da Epifania do Senhor

Aprendamos dos magos a desejar encontrar-nos com Jesus como eles desejaram; a adorar o menino Deus como reconhecimento da grandeza de Deus que se faz humilde e pobre; a trilhar um caminho diferente, cada vez mais marcado pela presença de Deus na nossa vida!

D. César.jpg

D. Augusto César

Bispo emérito (vicentino)

Albertino.jpeg

Albertino Gonçalves

Padre Vicentino

pe. álvaro.jpg

Álvaro Cunha

Padre Vicentino

bruno.jpg

Bruno Cunha

Padre Vicentino

Moura.png

Carlos Moura

Padre Vicentino

César.jpeg

César Mendes

Padre Vicentino

fernando.jpg

Fernando Soares

Padre Vicentino

gonçalo.jpg

Gonçalo Fernandes

Padre Vicentino

222.jpg

João Maria Lemos

Padre Vicentino

joao soares.jpg

João Soares

Padre Vicentino

pe alves.png

José Alves

Padre Vicentino

José_Carlos.jpg

José Carlos

Padre Vicentino

Luciano.jpg

Luciano Ferreira

Padre Vicentino

M Martins.jpg

Manuel Martins

Padre Vicentino

mário.jpg

Mário Ribeiro

Padre Vicentino

Nélio.jpeg

Nélio Pita

Padre Vicentino

pedro.jpg

Pedro Guimarães

Padre Vicentino

bottom of page