Lições bíblicas

REFLEXÃO DOMINICAL - ANO C

Ano A | Ano B | Ano C

XIII Domingo do Tempo Comum

A vocação cristã deriva de uma proposta de amor do Senhor e só pode realizar-se graças a uma resposta de amor. Jesus convida os seus discípulos a segui-lo com uma confiança sem reservas.

XII Domingo do Tempo Comum

A liturgia apresenta-nos a fé em Jesus, e consequente seguimento, como capaz de realizar a reconstrução do homem interior, destruído pelo egoísmo, até atingir a plenitude da vida.

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

Nesta Festa da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, nós, como Povo de Deus, Igreja Missionária de Jesus Cristo, queremos reafirmar convictamente este Mistério da presença de Cristo, que quis ficar presente no meio de nós,

Solenidade da Santíssima Trindade

Professar a fé na Santíssima Trindade é celebrar, rezar e viver o mistério de um Deus de Amor, que é eternamente relação pura e pessoal de comunhão, a melhor e a mais perfeita comunidade de amor

Domingo de Pentecostes

Acumulamos bens, aumentamos páginas de doutrina, alargamos as fronteiras do poder, ocupamo-nos de mil afazeres, sem disponibilidade, por vezes, para o essencial. Haverá lugar para acolher o Espírito Santo?

Domingo da Ascensão do Senhor

Antes de partir para junto do Pai, Jesus ergue as mãos e abençoa-nos. É este gesto, central na solenidade de hoje, que marca o envio no final de cada Eucaristia. Todos os domingos nós somos enviados, como povo, a anunciar o perdão de Deus.

Domingo VI de Páscoa

Este Domingo prepara já a comunidade cristã para o Pentecostes. Os textos bíblicos anunciam o que será a obra do Espírito Santo. O Evangelho aprofunda o amor e a paz, segundo Jesus. A leitura dos Atos dos Apóstolos, mostra-nos a abertura da Igreja nascente a todas as nações. A segunda leitura aponta para a nova Jerusalém resplandecente de glória.

Domingo V de Páscoa

Gostamos do essencial, e do essencial que baste para não nos perdermos. É sobre este essencial que o Evangelho deste V Domingo da Páscoa nos fala.

Domingo IV de Páscoa

É tão actual o tema destes textos litúrgicos, nestes nossos dias em que pairam estas nuvens de guerra e de divisão, de medo e de insegurança, de sanções económicas e de carências dos bens mais básicos! Confiar no Cordeiro de Deus que deu a vida por nós e que, como Pastor nos conduz a pastagens eternas de paz e de exultação celeste, é a nossa alegria e o nosso desafio quotidiano.

Domingo III de Páscoa

A visita pascal do anúncio da ressurreição deve ter em conta que “cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus”. A Samaritana é, certamente um bom testemunho. Mas neste dia e neste mês temos também a referência de José e de Maria que nos podem inspirar neste tempo de anúncio pascal.

Domingo II de Páscoa

As leituras deste domingo (também chamado “da Divina Misericórdia”) provocam em mim três reflexões, distintas mas inclusivas que, de modo algum, se podem separar: Fé-Jesus-Comunidade.

Domingo de Páscoa

A luz do Ressuscitado transforme os nossos corações empedernidos; nos ajude a retirar dos nossos corações as pedras da violência, do ódio, da vingança, e com a sua paz, nos ajude a vencer a mentalidade da guerra.

D. César.jpg

D. Augusto César

Bispo emérito (vicentino)

Albertino.jpeg

Albertino Gonçalves

Padre Vicentino

pe. álvaro.jpg

Álvaro Cunha

Padre Vicentino

bruno.jpg

Bruno Cunha

Padre Vicentino

Moura.png

Carlos Moura

Padre Vicentino

pe. césar adriano.jpg

César Adriano

Padre Vicentino

César.jpeg

César Mendes

Padre Vicentino

fernando.jpg

Fernando Soares

Padre Vicentino

gonçalo.jpg

Gonçalo Fernandes

Padre Vicentino

joao maria.jpg

João Maria Lemos

Padre Vicentino

joao soares.jpg

João Soares

Padre Vicentino

pe alves.png

José Alves

Padre Vicentino

José_Carlos.jpg

José Carlos

Padre Vicentino

luciano Ferreira.jpg

Luciano Ferreira

Padre Vicentino

M Martins.jpg

Manuel Martins

Padre Vicentino

mário.jpg

Mário Ribeiro

Padre Vicentino

P. Nélio.jpeg

Nélio Pita

Padre Vicentino

Pedro%20oficial%20(9)_edited.jpg

Pedro Guimarães

Padre Vicentino