top of page

VI Domingo da Páscoa

O evangelho deste domingo leva-nos ao contexto da "Última Ceia" na qual Jesus revela que vai para o Pai. Os discípulos começam desde já a sentir o desconforto da sua ausência.

Amor que transforma

O evangelho deste domingo leva-nos ao contexto da "Última Ceia" na qual Jesus revela que vai para o Pai. Os discípulos começam desde já a sentir o desconforto da sua ausência. Têm medo de o perder e de se perderem. Jesus então promete-lhes o Espírito Santo. Mas pede-lhes que continuem a viver unidos a Ele no amor. E diz-lhes em que consiste realmente o amor: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos… Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente me ama”. Escutar a sua Palavra. Guardá-la. Cumpri-la. Eis em que consiste o nosso amor por Jesus.

Jesus não podia ser mais claro quanto à identidade dos verdadeiros discípulos. Os discípulos, mais do que admiradores da sua mensagem são conduzidos pela sua Palavra. Mais do que simpatizantes da sua causa, são fiéis cumpridores dos seus mandamentos. Mais do que pessoas fora de série são criaturas amadas. Jesus ama-nos profundamente e convida-nos a amá-lo também. Os discípulos são os “amigos” que conheceram o amor do Pai revelado por Jesus Cristo, e a sua missão é testemunhar o amor de Deus à humanidade.

Para viver este amor deixou-nos algumas regras ou mandamentos. Os mandamentos são uma forma de estarmos perto de Jesus e não nos afastarmos do seu amor. E como sabemos que O amamos? Se vivermos os mandamentos, não como um fardo ou peso, mas como um caminho de amor. Se as nossas ações forem semelhantes às Suas, Ele que perdoou, disse a verdade, rezou, esteve com os mais pobres e fracos, respeitou os outros, ensinou... E nós devemos aprender com Ele. Para isso, antes de ir para o Pai, deixa-nos o Espírito Santo para que sejamos assistidos, guiados e acompanhados, e assim não ficarmos sós nesta missão.

É o mesmo Espírito presente na comunidade dos discípulos que é enviada em missão. A primeira leitura faz-nos o relato dessa comunidade que deixa para trás a segurança de Jerusalém e vai para a Samaria, considerada pelos judeus “terra de pagãos”. Filipe é enviado aí a anunciar Jesus Cristo, e um bom número de pessoas escuta com atenção e acredita. E houve muita alegria naquela cidade. Então Pedro e João, ao ouvirem as maravilhas operadas, desceram até lá e oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo.
Esta é também a nossa missão, nós que fomos batizados e recebemos o mesmo Espírito: anunciar o Evangelho, para que todos experimentem a alegria de acreditar. Somos chamados a dar as razões da nossa fé e da nossa esperança, como dizia a segunda leitura deste domingo. Sejamos capazes de testemunhar, sem medo nem vergonha, nestes tempos em que é um verdadeiro desafio ser cristão.

Pe. Álvaro Cunha, CM
bottom of page