
Húmus: cultivar como prática
Conhecendo de antemão o extenso trabalho de Pomar e Morais, foi uma belíssima surpresa encontrar as paisagens de Moreira e Castro Neves. De baixo, a vista atravessa o espaço até ao piso superior, como se a própria arquitetura nos convidasse a percorrer as obras envolventes entre luz e sombra. Mergulhamos no húmus, esse organismo vivo: entre a morte e a vida, criador de energia, que nos propõe a curadora Ana Rito.
Francisca Gigante
14 de janeiro de 2026

Bovarismo eclesial
As várias tentativas de uniformização da Igreja, quer nos seus ritos, quer nas suas posições pastorais, em vez de contribuírem para uma maior unidade, causam maior divisão, arriscando perder a verdadeira riqueza do património eclesial, a sua diversidade.
João Duque
17 de dezembro de 2025

O «último avô» de Afonso Reis Cabral
O Último avô começa precisa e exatamente quando o escritor queima no seu quintal o manuscrito em que trabalhara durante anos, pelo que todos admitem que poderia ter sido o aguardado livro sobre a sua experiência traumática na guerra colonial.
Marília Lopes
26 de novembro de 2025

O Papa, Thérive e S. Pedro em diálogo
O Papa Leão XIV, André Thérive e São Pedro entram numa biblioteca. Podia ser o início de uma anedota – mas neste caso entram inspirados por um silêncio mais profundo, entrecortado apenas pelo rumor das páginas e do som longínquo do mundo exterior. O encontro simbólico é a nossa porta para um tema hoje, e desde sempre, tão necessário – o diálogo.
João Valério
09 de julho de 2025

É um mundo mágico, Hobbes, velho amigo… Vamos explorá-lo
Em 2025 assinalam-se 40 anos sobre a data da publicação da primeira tira de Calvin & Hobbes, desenho que inaugurou o início da irresistível relação entre Calvin (...) e o seu inseparável companheiro de aventuras Hobbes (1)
Helena Rafael
04 de junho de 2025

O almoço do trolha
É nesta tentativa de trazer a arte para a vida e levar a vida para a arte que se vem fazendo o casamento entre as palavras e a imagem, duas forças maiores que nos provocam, incitam e não nos deixam indiferentes.
As grandes pinturas da humanidade têm motivado em mim histórias e poemas libertadores e que, de certa forma, tornam um pouco mais sublime a existência.
Maria da Luz Coelho
08 de janeiro de 2025

Em equilíbrio
Sobre um pilar central, uma casa-barra parece desafiar as leis da gravidade. A instalação artística de Alex Schweder e Ward Shelley ('ReActor' house) propõe um espaço arquitectónico em que o equilíbrio resulta – além, evidentemente, da própria equidistância da estrutura ao pilar – da posição dos ocupantes de cada uma das partes. Sempre que um se move a uma distância diferente do outro face ao ponto central, a casa desequilibra-se e inclina. É uma casa, por isso, onde é imperativa a cooperação.








