
O Papa, Thérive e S. Pedro em diálogo
O Papa Leão XIV, André Thérive e São Pedro entram numa biblioteca. Podia ser o início de uma anedota – mas neste caso entram inspirados por um silêncio mais profundo, entrecortado apenas pelo rumor das páginas e do som longínquo do mundo exterior. O encontro simbólico é a nossa porta para um tema hoje, e desde sempre, tão necessário – o diálogo.

João Valério
09 de julho de 2025

É um mundo mágico, Hobbes, velho amigo… Vamos explorá-lo
Em 2025 assinalam-se 40 anos sobre a data da publicação da primeira tira de Calvin & Hobbes, desenho que inaugurou o início da irresistível relação entre Calvin (...) e o seu inseparável companheiro de aventuras Hobbes (1)

Helena Rafael
04 de junho de 2025

O almoço do trolha
É nesta tentativa de trazer a arte para a vida e levar a vida para a arte que se vem fazendo o casamento entre as palavras e a imagem, duas forças maiores que nos provocam, incitam e não nos deixam indiferentes.
As grandes pinturas da humanidade têm motivado em mim histórias e poemas libertadores e que, de certa forma, tornam um pouco mais sublime a existência.

Maria da Luz Coelho
08 de janeiro de 2025

Em equilíbrio
Sobre um pilar central, uma casa-barra parece desafiar as leis da gravidade. A instalação artística de Alex Schweder e Ward Shelley ('ReActor' house) propõe um espaço arquitectónico em que o equilíbrio resulta – além, evidentemente, da própria equidistância da estrutura ao pilar – da posição dos ocupantes de cada uma das partes. Sempre que um se move a uma distância diferente do outro face ao ponto central, a casa desequilibra-se e inclina. É uma casa, por isso, onde é imperativa a cooperação.

João Valério
09 de outubro de 2024

Onde a terra se acaba e o mar começa
As viagens são sempre uma forma de autoconhecimento, de descoberta do outro e do mundo. São puro entretenimento ou fonte de cultura que, uma vez aberta, jamais voltará ao ponto de partida. O relato de viagem tem acompanhado todas as minhas formas de evasão, seja física ou meramente psicológica, mas é imperativo o registo das impressões, das sensações, das experiências que cada lugar nos pode proporcionar.

Maria da Luz Coelho
14 de agosto de 2024

A esperança no avesso do mundo
Temos assistido nos últimos anos a um conjunto de desafios que vão questionando o ambiente de relativa estabilidade em que vivíamos. Diria a expressão popular que cada vez mais temos um mundo virado do avesso. Perante este mundo ao contrário, e porque acreditamos que há sempre caminho a fazer para a reconstrução e reequilíbrio, propomos uma pequena caixa de ferramentas.

João Valério
13 de março de 2024
Mesa Redonda
Missão onlife:


