Quanto tempo dura o eterno? Às vezes apenas um segundo
Esta é uma reflexão tão importante para todos e para cada um: como utilizamos o nosso tempo? O que fazemos no tempo de vida, sendo esta a sua condição de possibilidade, para aquele que vive? Qual o valor que atribuímos ao tempo? *
Mara de Sousa Freitas
17 de julho de 2024
Tendas de campismo e cornettos de chocolate
Para uma rapariga de província nascida nos anos 70 oriunda de uma família de classe média, três semanas de férias num parque de campismo algures entre a Quarteira e Monte Gordo, constituía um luxo ainda partilhado por poucos.
Helena Rafael
03 de julho de 2024
Direitos Humanos, hoje
O respeito pelos direitos humanos não é um dado adquirido nem em Portugal, nem no mundo e a sua defesa efetiva não é tarefa para estados, ou governos. Muitas vezes são eles os principais violadores. Essa tarefa é para cada um de nós. Aliás é nossa responsabilidade e obrigação.
Carla Rodrigues
17 de janeiro de 2024
Sobre a Felicidade
Se a felicidade faz parte da essência de cada Ser, ela é uma possibilidade para todos e, nesse espectro de possibilidades, é necessário o caminho do encontro com aquilo que faz cada um tornar-se aquilo que é. Apenas o que somos pode revelar, no mundo, o sublime e o autêntico[1].
Mara de Sousa Freitas
29 de novembro de 2023
Exemplo de Encontro Intercultural na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
Passada a JMJ Lisboa 2023, venho partilhar algumas das iniciativas exemplares que aplicaram rigorosamente os preceitos da interculturalidade, visto que foram além do reconhecimento e respeito pelas diferenças culturais, e buscaram envolver e valorizar as diversas culturas presentes.