
Ecos de um disparo
Baseado na megaoperação policial que deixou mais de cem mortos no sudeste brasileiro, este texto propõe uma reflexão sobre a violência urbana nas capitais do país. Não constitui fonte fidedigna de recolha de dados, apenas um retrato da dor humana por trás das estatísticas.
Paula Cavalcante
12 de novembro de 2025

UM HOMEM BOM
Álvaro Laborinho Lúcio, aceitando tranquilamente o seu destino, despedia-se, discretamente, deste mundo, aceitando, com admirável mansidão e arrepiante naturalidade, a fragilidade e finitude da sua natureza humana, pedindo desculpa – num ato de suprema e inaudita humildade – por partir!
José Braz
05 de novembro de 2025

Os sabores da aldeia, histórias de afetos e aquele abraço
Os vertiginosos sinais dos tempos, o conhecimento – e o poder por este conferido -, apenas encontram um sentido, na medida em que podem ser usados para influenciar positivamente a vida de todos e de cada um.
Mara de Sousa Freitas
29 de outubro de 2025

Amor, retrosarias e uma certa ideia de vaidade
A caminho da urna dos votos, ele de terno de pesponto disfarçado e ela de gola de veludo, experimentaram então aquilo que podia ser uma certa ideia de vaidade. E ninguém percebeu que, por causa da palmilha forrada a flanela, os sapatos dela, um número acima do tamanho do pé, não chinelaram quando exerceu o seu direito de voto (1).
Helena Rafael
08 de outubro de 2025

"Fundar" Portugal no início do século XX
A. Sardinha insere-se num grupo de intelectuais que, nos inícios do século XX, teceram múltiplas considerações sobre Portugal e, concomitantemente, sobre os portugueses, procurando definir e perceber esta comunidade real e imaginada.
Marília dos Santos Lopes
24 de setembro de 2025

Liberdade e Saúde Mental: Escolher ou Sobreviver
Muitas vezes, quando se fala de liberdade, imagina-se que todos têm o mesmo ponto de partida. No entanto, quem sofre de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade ou ataques de pânico, não vive essa liberdade da mesma forma.
Luana Quental
13 de agosto de 2025

Liberdade: somente fazer o que se quer ou algo mais
A resposta à pergunta “será que somos realmente livres?” não será uma resposta simples de sim ou não, mas um convite constante ao crescimento e à reflexão. Ser livre não é apenas um direito, é também um caminho. E cabe a cada um de nós percorrê-lo.








