CASA COMUM
Partilhar
  • Facebook - círculo cinza
whatsapp_edited.png
email_edited_edited.png
Há pressa no ar? Os crentes e a crise ecológica

Há pressa no ar? Os crentes e a crise ecológica

Estabelecidas as metas e delineados os eixos de intervenção das diversas religiões na esfera da sua liderança à escala universal, cumpre agora às instituições religiosas a nível local assumir como seus estes critérios globais, tornando-os parâmetros operativos da sua ação comunitária e princípios determinantes das prioridades e objetivos pastorais a que se atribuem.

Pedro J. Silva Rei
27 de outubro de 2021
Jeff Bezos poderia salvar todos no planeta

Jeff Bezos poderia salvar todos no planeta

Sabia que a riqueza dos dez homens mais ricos aumentou meio trilião de dólares americanos desde o início da pandemia? Uma quantia mais do que suficiente para pagar a vacinação de todos os seres humanos e evitar a pobreza de todos aqueles negativamente afetados pela COVID-19?

Filipa Pires de Almeida
29 de setembro de 2021
Tempo da Criação: A Casa Comum Precisa de Todos

Tempo da Criação: A Casa Comum Precisa de Todos

O Tempo da Criação é uma oportunidade para dar a conhecer estes possíveis caminhos, propondo, por exemplo, momentos de oração ecuménicos, a integração de temas da Criação na liturgia, exercícios de contemplação, a adoção de novos estilos de vida individuais ou institucionais, a organização de eventos sustentáveis..

José Varela (Comissão Executiva da Rede Cuidar da Casa Comum)
01 de setembro de 2021
Desigualdade planetária

Desigualdade planetária

A continuidade do mundo em que vivemos está comprometida. Terei eu consciência de que o maior impacto das alterações climáticas recai sobre os mais pobres?

Mafalda Guia
04 de agosto de 2021
Ecologia Integral e Saúde Pública

Ecologia Integral e Saúde Pública

A longo prazo, só políticas públicas, hábitos de consumo e estilos de vida coerentes com os princípios da ecologia integral podem garantir a saúde de todos. O apelo da Laudato Si é que esta transformação pessoal e social seja associada a uma espiritualidade ecológica, partilhada por crentes e não crentes.

João Miguel Almeida - Comissão Executiva REDE Cuidar da Casa Comum
07 de julho de 2021
A liderança que nos pede Francisco e que o mundo clama

A liderança que nos pede Francisco e que o mundo clama

A reflexão de hoje centra-se no chamamento à Liderança e ao Amor que nos toca a cada um, hoje. Um chamamento que o Papa Francisco brada aos nossos corações quando nos convida, na Laudato Si, a «contemplar o mundo», na Fratelli tutti, a «amar o próximo», na Evangelii Gaudium a «arrebatar as portas da Igreja para sairmos para o mundo!

Filipa Almeida
09 de junho de 2021
As coisas têm de mudar

As coisas têm de mudar

O cuidado da casa comum, não é, não pode ser, uma questão de moda, ou mesmo de oportunidade, é algo de bastante mais profundo, no qual se joga, não tenhamos medo de o afirmar, muito do futuro da nossa humanidade e, também, muita da credibilidade das nossas comunidades cristãs.

Juan Ambrosio
12 de maio de 2021
Cuidar do que me foi dado gratuitamente

Cuidar do que me foi dado gratuitamente

A continuidade do mundo em que vivemos está comprometida. Terei eu consciência de que sou responsável por cuidar e proteger a casa comum, o dom que me foi dado por Deus?

Mafalda Guia
14 de abril de 2021
Sentamo-nos à mesa

Sentamo-nos à mesa

A proposta mais concreta da Rede (Cuidar da Casa Comum) é apoiar a formação, em paróquias, escolas, empresas e outros meios onde as pessoas se encontrem, de focos de conversão ecológica, pequenos grupos que aprofundem o conhecimento da Laudato Si’ e a partir daí se empenhem em promover a ecologia integral.

Rita Veiga e Juan Ambrosio – Comissão Executiva da REDE CCC
17 de março de 2021
Mesa Redonda
Missão onlife:
Cultura
Sociedade
Casa Comum
Missão