CASA COMUM
Partilhar
  • Facebook - círculo cinza
whatsapp_edited.png
email_edited_edited.png
Dos outros ao nós – a consciência ecológica da interdependência humana

Dos outros ao nós – a consciência ecológica da interdependência humana

As crises que atravessamos são essencialmente fruto dos valores que norteiam as nossas ações. Os atuais desafios são, por isso, uma oportunidade para refletir sobre o sentido da nossa existência e a forma de organização da vida e das sociedades.

Ricardo Cunha
23 de novembro de 2022
Uma Casa Comum, fraterna

Uma Casa Comum, fraterna

Ao entender o mundo como um sistema interligado, verifica-se que há dinâmicas de agressão, mas também de simbiose e cooperação, imprescindíveis para o desenvolvimento das espécies e da vida, seja ela de que reino for. Optar por dinâmicas de agressão e exclusão leva a caminhos de desumanização e aniquilamento. A fraternidade surge como o “antídoto” que permitirá o mundo globalizado sobreviver à barbárie.

Pe. Luís M. Figueiredo Rodrigues
Integridade da Criação

Integridade da Criação

A noção de integridade, isto é, o universo ajustado na sua totalidade, implica uma forte interdependência para que seja possível a harmonia e a plenitude entre todos os seres, para que haja um equilíbrio de forças.

Maria Julieta Mendes Dias, rscm
31 de agosto de 2022
Grupo Laudato Si

Grupo Laudato Si

A grande novidade da Laudato Si é a ecologia integral, esta ideia que tudo está interligado e que cuidar da Criação só pode implicar também cuidar uns dos outros, em especial dos mais pobres.

Rita Carvalho, RCCC
27 de julho de 2022
A ecologia em tempos de Peter Pan

A ecologia em tempos de Peter Pan

O adulto 4.0, inebriado de si mesmo e caracterizado pelo mito da eterna juventude, é consumista, egoísta, autorreferenciado e voraz no consumo dos recursos disponíveis.

Ricardo Cunha
15 de junho de 2022
Cultura do cuidado e da responsabilidade

Cultura do cuidado e da responsabilidade

O cuidado da natureza faz parte de um estilo de vida que implica uma capacidade de viver em conjunto e de comunhão, onde se reconhece que precisamos uns dos outros, que temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo, que vale a pena ser bons e honestos.

Luís F. Rodrigues
25 de maio de 2022
Todos os gestos contam

Todos os gestos contam

A continuidade do mundo em que vivemos está comprometida. Terei eu consciência de que a mudança começa em mim e que um consumo consciente é a chave para combater as alterações climáticas?

Mafalda Guia
A beleza que salva o mundo

A beleza que salva o mundo

A beleza que salva o mundo é o amor que partilha a dor. Desta beleza somos chamados a ser instrumentos e testemunhas: a beleza do amor que irradia luz nas trevas, que sara as feridas provocadas pela violência e pelo ódio.

Frei Fabrizio Bordin, franciscano conventual
23 de março de 2022
Cuidar da casa comum: um desafio vivido em clave ecuménica

Cuidar da casa comum: um desafio vivido em clave ecuménica

O cuidado da casa comum entrou definitivamente na agenda das Igrejas e, sobretudo, tornou-se um caminho para a colaboração ecuménica. O percurso feito pelas diversas confissões cristãs e as muitas iniciativas que hoje reúnem cristãos de diferentes tradições num empenho comum pela salvaguarda da criação testemunham a importância e a fecundidade desta colaboração e dão uma renovada credibilidade à sua luta por um mundo mais justo e fraterno.

João Luís Fontes
16 de fevereiro de 2022
A fraqueza das reações

A fraqueza das reações

A continuidade do mundo em que vivemos está comprometida. Terei eu consciência de que sou responsável por denunciar os comportamentos, atitudes e iniciativas que mascaram a falsa preocupação com as alterações climáticas?

Mafalda Guia
19 de janeiro de 2022
Gente necessária

Gente necessária

Em várias ocasiões tenho tido a possibilidade de partilhar como considero que a Evangelii Gaudium (2013) e a Laudato Si’ (2015) constituem dois dos principais pilares do pontificado de Francisco. Nessa linha tenho-me atrevido a traduzir a sua missão deste modo: uma Igreja renovada, para melhor poder cuidar da Casa Comum.

Juan Ambrosio
22 de dezembro de 2021
Há pressa no ar? Os crentes e a crise ecológica

Há pressa no ar? Os crentes e a crise ecológica

Estabelecidas as metas e delineados os eixos de intervenção das diversas religiões na esfera da sua liderança à escala universal, cumpre agora às instituições religiosas a nível local assumir como seus estes critérios globais, tornando-os parâmetros operativos da sua ação comunitária e princípios determinantes das prioridades e objetivos pastorais a que se atribuem.

Pedro J. Silva Rei
27 de outubro de 2021
Mesa Redonda
Missão onlife:
Cultura
Sociedade
Casa Comum
Missão