Partilhar

Carlos III - novos caminhos de ecumenismo
Apesar da Comunhão Anglicana apresentar a defesa do meio ambiente como uma parte essencial da sua missão e compromisso com a criação divina, espera-se que o seu novo líder, Carlos III, possa influenciar o anglicanismo na procura de uma conexão mais profunda com a criação e o respeito pelo meio ambiente.

Ricardo Cunha
17 de maio de 2023

Sejamos protagonistas da mudança
Hoje, de facto, a crise climática, a guerra e a crise económica parecem nuvens negras encasteladas, que, mesmo quando não nos atingem directamente, desestabilizam o nosso modo de vida e nos deixam pelo menos apreensivos. Mas também sacudiu muitas das pessoas que ainda andavam «distraídas»*.

Rita Veiga, Rede Cuidar da Casa Comum
25 de janeiro de 2023

Celebrar o verdadeiro motivo do Natal
A continuidade do mundo em que vivemos está comprometida. Terei eu consciência de que é possível celebrar o verdadeiro motivo do Natal, mantendo um espírito de sobriedade e ultrapassando a cultura do consumo desenfreado que nos assola (ainda mais) nesta época?

Mafalda Guia
21 de dezembro de 2022

Dos outros ao nós – a consciência ecológica da interdependência humana
As crises que atravessamos são essencialmente fruto dos valores que norteiam as nossas ações. Os atuais desafios são, por isso, uma oportunidade para refletir sobre o sentido da nossa existência e a forma de organização da vida e das sociedades.

Ricardo Cunha
23 de novembro de 2022

Uma Casa Comum, fraterna
Ao entender o mundo como um sistema interligado, verifica-se que há dinâmicas de agressão, mas também de simbiose e cooperação, imprescindíveis para o desenvolvimento das espécies e da vida, seja ela de que reino for. Optar por dinâmicas de agressão e exclusão leva a caminhos de desumanização e aniquilamento. A fraternidade surge como o “antídoto” que permitirá o mundo globalizado sobreviver à barbárie.

Pe. Luís M. Figueiredo Rodrigues

Cultura do cuidado e da responsabilidade
O cuidado da natureza faz parte de um estilo de vida que implica uma capacidade de viver em conjunto e de comunhão, onde se reconhece que precisamos uns dos outros, que temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo, que vale a pena ser bons e honestos.
