Partilhar

Que noção temos do tempo e o que fazemos com o nosso tempo
o tempo influencia muito mais a nossa vida do que aquilo que à partida poderemos pensar, mas eu considero que o que mais influencia é a forma como o utilizamos e no que o utilizamos. Assim, deixo uma pergunta: o que andamos a fazer com o nosso tempo?

Inês Guerra
08 de março de 2023

Teoria do absoluto
É tudo igual, não por uma osmose que uniformiza e anula, mas tudo igual numa mistura de aqui e de infinito, de presente e de eterno; a súmula perfeita (mas não necessariamente tranquila) de desejo e de certeza de Deus, deixada em verso por Ruy Belo: “somos seres olhados”.
Esta certeza é a nossa teoria do absoluto.

Inês Espada Vieira
01 de fevereiro de 2023

O Natal acontece e não se detém
Em contexto de itinerância acontece o Natal, mesmo sem haver lugar, sem estarmos preparados... Num mundo conturbado e desorientado: há famílias despejadas, deslocadas, emigradas, refugiadas em situação de vulnerabilidade à espera de um lugar, à espera…

Eugénia Quaresma, Obra Católica Portuguesa de Migrações
04 de janeiro de 2023

Alarga o Espaço da Tua Tenda
A fraternidade é o maior desafio da construção eclesial e, simultaneamente, o mais necessário para que a Igreja seja aquilo que o Senhor espera dela: um povo de baptizados que vive a comunhão e a unidade à imagem da Santíssima Trindade.

Pe. Sérgio Leal
30 de novembro de 2022

Regressos
Tomar decisões que envolvam assuntos ou temas estruturantes para a nossa vida é muito difícil, porque em cima da mesa podem estar assuntos que nos vão acompanhar durante muito tempo. Ou podem ser difíceis, só porque muitas vezes não gostamos de fazer pequenas mudanças.

Inês Guerra
26 de outubro de 2022

Acompanhando a vida de mulheres refugiadas
Como todos sabemos, o trajeto migratório é duro e perigoso para qualquer migrante subsaariano, mas transforma-se num inferno para as mulheres simplesmente pelo facto de serem mulheres. Cada momento da viagem é duro e doloroso em si mesmo; implica uma cicatriz, algumas vezes no corpo, e sempre na alma.

Sor Magdalena Herrera Barranco, FC
24 de setembro de 2022

Norte de Moçambique: alerta contra o esquecimento
É visível que a eclosão da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, há mais de 4 meses, no coração da Europa, polariza as atenções, deixando na sombra, ou esquecidos, outros conflitos e tragédias, com o seu cortejo de mortes, crueldades, migrações forçadas, vagas de deslocados e sofrimentos indescritíveis.
