MISSÃO
Partilhar
  • Facebook - círculo cinza
whatsapp_edited.png
email_edited_edited.png
Cabo Delgado no coração

Cabo Delgado no coração

A Família Vicentina em Moçambique está implicada no terreno, sobretudo através das Filhas da Caridade, e reforça parcerias para uma ação conjunta nos acampamentos e nas famílias de acolhimento da região, seguindo as orientações das igrejas locais.

Pe. Luciano Ferreira, CM
14 de julho de 2021
O lado social da pandemia

O lado social da pandemia

A pandemia trouxe à tona um tema relevante, que era invisível e muitas vezes desvalorizado: percebeu-se que as instituições sociais e os profissionais que nelas trabalham, entre eles assistentes sociais, têm um papel fundamental na resposta às comunidades.

Inês Guerra
23 de junho de 2021
Sinais do tempo que passa

Sinais do tempo que passa

A Igreja, os católicos e os vicentinos em particular, têm aqui uma importante missão, no aconselhamento e na educação das pessoas, fazendo e sendo diferentes para serem referência para todos, como o foram no cumprimento das normas do confinamento.

Manuel Carvas Guedes
21 de maio de 2021
Cabo Delgado: falar, falar, falar, rezar e partilhar

Cabo Delgado: falar, falar, falar, rezar e partilhar

Como irmãos que somos, sofremos com as notícias que nos vão chegando da Diocese de Pemba. Queremos o melhor para os nossos irmãos! E como podemos nós contribuir para isso?

Sara Poças
19 de maio de 2021
A realidade é mais importante do que a ideia (EG 231)

A realidade é mais importante do que a ideia (EG 231)

Este tempo de pandemia veio não só acelerar a consolidação de uma nova época da humanidade (EG, 52), como também nos permitiu fazer a síntese da cultura digital como «identidade onlife».

Pedro Guimarães, CM
16 de maio de 2021
A estrada, a sede... e o sonho

A estrada, a sede... e o sonho

Finalmente, na Cova da Iria. Só falta ir à capelinha das Aparições dar graças por termos conseguido chegar. Depois, virá a vigília nocturna: o terço e a eucaristia, com a solene procissão das velas, e os acordes arrebatadores do adeus. Findas as cerimónias, sobra o desafio maior: «Não sejamos só crentes...sejamos credíveis».

João Pires Silva
13 de maio de 2021
Saudades ... só do futuro

Saudades ... só do futuro

Jamais pensei que a experiência vivida anos atrás em Jerusalém, Nazaré e Belém fosse agora tão configuradora de uma quarentena e de uma Quaresma sentida de forma tão sui generis. Jamais achei possível que ao final de um dia de trabalho ... unida a mais de 13 mil pessoas.

Maria Suzana Ferreira
21 de abril de 2021
Pobre Judas

Pobre Judas

Penso em Judas e penso no excluído, no deslumbrado com a riqueza fácil, no malandro que quer conseguir o proveito próprio à custa de um expediente mais ou menos mal urdido. Penso no espertalhaço que prepara a trapaça com os olhos na recompensa fugaz e não nos danos permanentes.

Inês Espada Vieira
01 de abril de 2021
Abraço

Abraço

E nesse ambiente de total libertação, abriu os braços e cingiu aquele menino, filho de todos os pais e de todas as mães ausentes, com a profunda singeleza dos grandes gestos. O carinho das entregas gratuitas e genuínas. E foi um abraço do tamanho das esperanças legítimas e dos sonhos inteiros.

João Pires Silva
29 de março de 2021
Vamos sair

Vamos sair

Uma reflexão a partir de Mc 1 e dos desafios que a pandemia apresenta à Igreja. (parte um)

Bruno Cunha, CM
24 de março de 2021
Mesa Redonda
Missão onlife:
Cultura
Sociedade
Casa Comum
Missão