Partilhar

Uma reforma para estar em forma
A imagem do autocarro vazio, indisponível para acolher e transportar para outros territórios, para resgatar as pessoas de lugares de desconforto, ressurge, uma e outra vez, quando reflito sobre a situação de algumas comunidades cristãs na Europa.

Nélio Pita, CM
26 de julho de 2023

Moçambique: clarões de esperança num mar de sofrimento
Com 41 anos de ligação afetiva e efetiva a Moçambique, onde a Família Vicentina vive e atua desde 1936 junto dos mais pobres, tem para mim sentido de missão informar, na sequência do artigo “Norte de Moçambique: alerta contra o esquecimento” (06/07/2022) por um lado, sobre a situação preocupante que predomina, e, por outro, salientar alguns “clarões de esperança”, anunciadores de um amanhã de ressurreição.

Pe. Luciano Ferreira, CM
26 de abril de 2023

Que noção temos do tempo e o que fazemos com o nosso tempo
o tempo influencia muito mais a nossa vida do que aquilo que à partida poderemos pensar, mas eu considero que o que mais influencia é a forma como o utilizamos e no que o utilizamos. Assim, deixo uma pergunta: o que andamos a fazer com o nosso tempo?

Inês Guerra
08 de março de 2023

Teoria do absoluto
É tudo igual, não por uma osmose que uniformiza e anula, mas tudo igual numa mistura de aqui e de infinito, de presente e de eterno; a súmula perfeita (mas não necessariamente tranquila) de desejo e de certeza de Deus, deixada em verso por Ruy Belo: “somos seres olhados”.
Esta certeza é a nossa teoria do absoluto.

Inês Espada Vieira
01 de fevereiro de 2023

O Natal acontece e não se detém
Em contexto de itinerância acontece o Natal, mesmo sem haver lugar, sem estarmos preparados... Num mundo conturbado e desorientado: há famílias despejadas, deslocadas, emigradas, refugiadas em situação de vulnerabilidade à espera de um lugar, à espera…

Eugénia Quaresma, Obra Católica Portuguesa de Migrações
04 de janeiro de 2023

Alarga o Espaço da Tua Tenda
A fraternidade é o maior desafio da construção eclesial e, simultaneamente, o mais necessário para que a Igreja seja aquilo que o Senhor espera dela: um povo de baptizados que vive a comunhão e a unidade à imagem da Santíssima Trindade.
