MISSÃO
Partilhar
  • Facebook - círculo cinza
whatsapp_edited.png
email_edited_edited.png
Descubra as diferenças

Descubra as diferenças

Monta-se a árvore de Natal, um ramo da árvore do adro, na igreja ou capela da Paróquia, da Missão ou da Comunidade cristã. Faz-se o presépio com peças feitas em barro pelos jovens da comunidade, com capulana e com folhas e flores de árvores.

Sara Poças
29 de dezembro de 2021
O centro da vida

O centro da vida

Maria é alegria e é esperança; alegria inicial, esperança no fim, que, na verdade não o é. Bem-aventurada porque acreditou. Para sempre junto do filho, deixando-o seguir o caminho que era o seu, Maria nunca “sai de cena”: nem da vida de Jesus, nem da vida da Igreja, nem da nossa vida.

Inês Espada Vieira
15 de dezembro de 2021
Caminho do nosso (des)contentamento

Caminho do nosso (des)contentamento

Convenhamos, sínodo, sinodalidade, caminho sinodal, são palavras que, desde logo, impõem uma reflexão referente à linguagem que a Igreja usa. Sem embargo da beleza de sabermos que é “um caminho percorrido em conjunto”, permito-me perguntar que caminho pode ser feito se tantos dos que querem peregrinar neste diálogo, nesta assembleia plenária de fronteiras esbatidas, nem sabem certamente como o podem fazer...

Maria Suzana Ferreira
01 de dezembro de 2021
As palavras ao contrário

As palavras ao contrário

Às portas do último mês do ano, tempo de promessas e balanços, desejo que na nossa vida quotidiana, como no quadro de Van Eyck, saibamos conversar com os amigos, com os anjos, os santos, com a Virgem e com Deus, sabendo que por vezes é preciso a coragem de virar as palavras ao contrário*.

Inês Espada Vieira
24 de novembro de 2021
A comunicação da Igreja é um encontro

A comunicação da Igreja é um encontro

Este livro situa a Igreja no centro do nosso mundo contemporâneo, acompanhando as suas dinâmicas e não ficando à parte como um ecossistema puro e perfeito, atemporal e acontextual, que não é. Pensar a Comunicação na Igreja no tempo da Sociedade da Informação é entender que os desafios com que o mundo tem de lidar são prementes e são para todos. É evidente que a Igreja não pode deixar-se estar, mas deve estar andando.

Inês Espada Vieira
10 de novembro de 2021
Santas ou loucas

Santas ou loucas

O som do sino faz-se ouvir. Ainda é escuro. As vozes rompem o silêncio em cânticos demorados e ritmos lentos, numa oração que em nada difere daquela que durante séculos ecoou dentro das grandes abadias. O dia será pontuado com idas e vindas à capela para que, pela oração, o tempo seja santificado.

Pe. Nélio Pita, CM
03 de novembro de 2021
Compromisso e responsabilidade no voluntariado

Compromisso e responsabilidade no voluntariado

Hoje ser voluntário é ousar! Exige tenacidade e acontece na continuidade. É escolher livremente envolver-se e responsabilizar-se. Atualmente, o voluntariado faz a diferença na vida das pessoas e das comunidades em muitos e diferentes contextos.

Inês Guerra
13 de outubro de 2021
Caminho e Missão: o tempo é agora

Caminho e Missão: o tempo é agora

Setembro é tempo de recomeços. É tempo de (re)planear. É tempo de (re)fazer propósitos, traçar objetivos. Para mim também tem sido tempo de parar caminhando, nos Caminhos de Santiago.
Fazer um Caminho de Santiago, fazer o Caminho, tem sido uma espécie de retiro anual.

Sara Poças
08 de setembro de 2021
Quem pode segurar o Homem?

Quem pode segurar o Homem?

O Homem domina mesmo o mundo, o conhecimento duplica de forma cada vez mais acelerada, mas continua a persistir aqui uma mão invisível, como em tempos Adam Smith aplicou à Economia, que revira as certezas e que em sobressaltos súbitos nos faz acreditar que o Homem não é o dono e o senhor da criação...

Maria Suzana Ferreira
11 de agosto de 2021
Cabo Delgado no coração

Cabo Delgado no coração

A Família Vicentina em Moçambique está implicada no terreno, sobretudo através das Filhas da Caridade, e reforça parcerias para uma ação conjunta nos acampamentos e nas famílias de acolhimento da região, seguindo as orientações das igrejas locais.

Pe. Luciano Ferreira, CM
14 de julho de 2021
O lado social da pandemia

O lado social da pandemia

A pandemia trouxe à tona um tema relevante, que era invisível e muitas vezes desvalorizado: percebeu-se que as instituições sociais e os profissionais que nelas trabalham, entre eles assistentes sociais, têm um papel fundamental na resposta às comunidades.

Inês Guerra
23 de junho de 2021
Sinais do tempo que passa

Sinais do tempo que passa

A Igreja, os católicos e os vicentinos em particular, têm aqui uma importante missão, no aconselhamento e na educação das pessoas, fazendo e sendo diferentes para serem referência para todos, como o foram no cumprimento das normas do confinamento.

Manuel Carvas Guedes
21 de maio de 2021
Mesa Redonda
Missão onlife:
Cultura
Sociedade
Casa Comum
Missão