
DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO, Migrantes: Missionários de Esperança
Não é só Portugal que precisa de migrantes, a Igreja também precisa de experienciar, que entre irmãos de fé não há estrangeiros, e lado a lado, procuramos a justiça, combatemos a exploração, defendemos a vida e a dignidade humana.
Eugénia Costa Quaresma
01 de outubro de 2025

Tudo novo
Entreabrindo as portas do setembro, desejo que sejamos todos mulheres e homens corajosos, que possamos sentir o ímpeto do novo e que saibamos de novo protestar contra o sofrimento, contra a pobreza, contra a indiferença. Será, quiçá, um reencontro com a alegria essencial do ser cristão.
Inês Espada Vieira
03 de setembro de 2025

Palavras finais: agradecimento e considerações
Como pastor, no seguimento de Jesus, o Bom Pastor, procurarei dar vida à vida, mesmo que para isso tenho de contrariar as propostas de uma felicidade barata, tantas vezes promovida por uma cultura que gera vazio e divide famílias e instituições.
D. Nélio Pita, CM
30 de julho de 2025

Moçambique, 2025: nova página de esperança
Por ter partilhado várias décadas a sorte dos moçambicanos, bem gostaria de ver realizado a seu favor o sonho profético de renascimento e transformação do Êxodo bíblico: “Olhai, vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não a vedes?” (Is 43,18).
Pe. Luciano Ferreira, CM
30 de abril de 2025

Ecos e ressonâncias do pontificado de Francisco
Na pluralidade de vozes que são as da Mesa Redonda, reunimos, neste dia, citações de textos do Papa ou reflexões pessoais dos nossos redatores. São ecos e ressonâncias que nos ficam na alma, para percorrer o mapa de esperança que nos legou para sempre.










