MESA REDONDA - MISSÃO ONLIFE
Os nossos colaboradores
Email: jcamposbraz@gmail.com
ARTIGOS
17.04.2024 - «Desfolhando a liberdade - memórias do 25 de Abril de 74»
30.10.2024 - «Vede como eles se amam»
JOSÉ BRAZ é assessor de investigação criminal da Polícia Judiciária, instituição onde ingressou, por concurso público e pela base, em 1980, onde trabalhou até 2011, data da sua aposentação.
No decurso da sua carreira, desempenhou funções operacionais, de chefia operacional, de chefia superior e de direção, em várias áreas e domínios da investigação criminal, no combate à criminalidade.
Dirigiu a Diretoria de Faro de 1989 a 1991.
De 1991 a 1995 chefiou, operacionalmente, equipas de investigação do tráfico de estupefacientes.
De 1996 a 1998, dirigiu o Departamento Central de Registo de Informações e Prevenção Criminal, sendo responsável pela equipa que concebeu a 1ª Fase do Sistema Integrado de Informação Criminal, um dos principais vetores da modernização da Polícia Judiciária.
De 1998 a 2007, dirigiu a Direção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes, primeiro como Subdiretor e depois como Diretor Nacional Adjunto, com funções de coordenação nacional do combate ao tráfico de estupefacientes.
De 2009 a 2011 foi diretor da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo.
Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Forenses pela FDUL, é titular de várias pós-graduações e cursos de especialização pela FDUC, Universidade Católica, Escola de Polícia Judiciária, Academia do FBI norte-americana e outras instituições de formação, nacionais e estrangeiras.
Ao longo da sua carreira, desenvolveu uma regular atividade docente na Escola de Polícia Judiciária, onde foi responsável, entre 1984 e 1986, pela equipa que reestruturou e implementou novas metodologias e técnicas de ensino de investigação criminal na formação profissional, bem como noutras escolas e centros de formação profissional, nacionais e estrangeiros.
Pelo seu contributo no combate ao tráfico internacional de estupefacientes, foi agraciado, em 2004, pelo Estado espanhol com a Cruz de Prata da Ordem do Mérito da Guardia Civil e com a Cruz de Mérito Policial do Cuerpo Nacional de Polícia e, distinguido publicamente pelas autoridades norte-americanas, em 1995 e em 2002.
Tem vários trabalhos e artigos disponíveis online e livros publicados em Portugal e países de expressão lusófona, nos domínios da Justiça, investigação criminal, ciências forenses e combate ao crime organizado.
Desenvolveu e desenvolve atividade docente, como especialista convidado, em várias universidades e institutos de formação, sendo professor assistente no Instituto Universitário Egas Moniz.