MESA REDONDA - MISSÃO ONLIFE

Os nossos colaboradores

Partilhar
  • Facebook - círculo cinza
whatsapp_edited.png
email_edited_edited.png
cho ian lei.jpg

ARTIGOS

08.06.2022 - «Quem é o nosso inimigo real?»

CHO IAN LEI, ou Giovanna, como é chamada pelos colegas, amigos e professores em Portugal, nasceu em 2000 em Zhongshan, uma cidade pequena no sul da China Continental. É agora estudante do segundo ano da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde está a tirar o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas, especificamente, na variante de tradução. Aos 11 anos mudou-se para Macau com a família e ali começou a estar consciente da presença da língua e cultura portuguesas. Com uma grande paixão por aprender línguas e a decisão de tirar um curso relevante a essa área, começou a aprender português no 10.º ano, no Instituto Português no Oriente em Macau.

No 12.º ano (2018) candidatou-se ao Programa de Formação de Quadros Qualificados Bilingues de Português-Chinês em Diversas Áreas, financiado pelo Governo de Macau, tendo iniciado a vida universitária em Portugal em outubro de 2019.

Em julho de 2020, quando estava a passar as férias em Macau, foi convidada para ser mestre de cerimónias do Concurso de Discursos Intitulado “Eu, a Constituição e a Lei Básica”. Em junho de 2021, foi convidada pela Prof.ª Dra. Inês Espada Vieira para fazer parte da Comissão Promotora da Jornada de Memória, Luto e Afirmação da Esperança. Nesse projeto, trabalhando no grupo das redes sociais, realizou quatro vídeos em que quatro jovens de Macau foram entrevistados e partilharam a vida e as experiências no estrangeiro sob a pandemia.