MESA REDONDA - MISSÃO ONLIFE

Os nossos colaboradores

Partilhar
  • Facebook - círculo cinza
whatsapp_edited.png
email_edited_edited.png
sergio leal.jpeg

SÉRGIO FILIPE PINHO LEAL, natural de Paço de Sousa (Penafiel), nasceu a 9 de setembro de 1985. Frequentou o Seminário do Bom Pastor e o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição, na diocese do Porto, e foi ordenado presbítero a 8 de julho de 2012. Desenvolveu, durante um ano, a sua atividade pastoral como vigário paroquial, na Paróquia de Espinho e foi pároco de Arrifana, Romariz e Sanfins (Santa Maria da Feira), de 2013 a 2016.

Enviado para Roma, ali concluiu o segundo grau de Licenciatura em Teologia Pastoral, na Pontifícia Universidade Lateranense, em 2018, com a apresentação da dissertação A sinfonia da sinodalidade: a sinodalidade como dinâmica para uma permanente conversão pastoral no magistério do papa Francisco, de 2013 a 2017.

É doutorando na mesma Universidade, em trabalho de investigação sobre o ministério pastoral numa Igreja Sinodal. E desenvolve atividade, atualmente, como formador, no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, sendo também pároco in solidum, na Paróquia da Sé desta mesma cidade. 

ARTIGOS

04.05.2022 - «Habitar o sentido do Humano»