A VIDA SE FAZ HISTÓRIA

A identidade e missão dos Missionários Vicentinos também se escreve... Apresentamos uma página dividida em duas partes: uma partilha com as nossas publicações anuais e uma segunda parte com um elenco da Bibliografia da PPCM que tem ajudado a manter a memória escrita ao longo da história.

A revista interna da PPCM. Um espaço para partilha de notícias e reflexões.

-

Ano 2018Jan - Mar | Abr - Jun | Jul - Set | Out - Dez

Ano 2019: Jan - Mar | Abr - Jun | Jul - Set | Out - Dez

Ano 2020: Jan - Mar | Abr - Jun | Jul - Set | Out - Dez 

nuntia2.jpg

Nuntia é um Boletim da Congregação da Missão. Trata-se do boletim oficial que, mensalmente, publica as informações e comunicações que "recolhe" desde a Cúria Geral até aos mais diversos confrades e Províncias de todo o mundo. Para quem nos quer acompanhar e conhecer, pode aceder a todos os números, através do seguinte link: nuntia

VT-2017-03-00-ESP-COVER.jpg

A Vincentiana é uma revista trimestral internacional da Congregação da Missão. Disponível em várias línguas e em formato pdf (inglês, espanhol, italiano e francês), esta revista permite acompanhar e aprofundar o nosso carisma vicentino.

Acede ao site, escolhe o ano e o número... 

somosvincencianos.png

A rede global permite-nos, ainda, crescer no conhecimento mais formativo da vida e espiritualidade vicentina. Através deste site «somosvicencianos» é possível acompanhar os mais diversos olhares sobre a missão vicentina, assim como aprofundar a história e biografia dos nossos santos. Em especial, de S. Vicente de Paulo, o nosso fundador. 

BIBLIOTECA

Aceda a uma das primeiras biografias de S. Vicente de Paulo.  Escrita por Pedro Collet e traduzida para o espanhol em 2008 por M. Agustín, esta biografia permite uma leitura bastante profunda e geral sobre o Santo da Caridade. Fundador das Filhas da Caridade e Padres da Missão,  S. Vicente de Paulo é uma figura incontornável da história francesa e da renovação da Igreja, pós Concílio de Trento... Ler biografia

O terceiro e último volume da história da PPCM descreve o período entre 1927 e 1960. Começando pela reorganização da PPCM, passando pela sua autonomia, até à sua expansão até Moçambique, este volume introduz-nos na missão vicentina que começa, num primeiro momento, pela consolidação em Portugal e depois, num segundo momento, pela presença e desenvolvimento da missão em Moçambique. 

Não se trata, afirma o autor, Pe. Pereira, de uma avaliação histórica da presença dos missionários vicentinos em Moçambique, mas de uma reflexão assente nos diversos retiros que o autor desenvolveu aos missionários da Vice-Província de Moçambique. O ponto de partida são as Constituições da Congregação, como caminho de santidade...

O primeiro volume da história da Congregação da Missão em Portugal estrutura-se em 3 partes: apresentação e justificação da obra; I parte, desde a origem até ao Marquês de Pombal; e a II parte, desde o Marquês de Pombal até à supressão das Ordens Religiosas em Portugal. São mais de 600 paginas da história da PPCM entre 1713 até 1834.

«Temos, aqui, um texto agradável e uma vida cheia de interesse. O texto é da mão do Pe. Nélio, leve de juventude e com intenção apostólica; e a vida é de S. Vicente de Paulo, a quem a Caridade seduziu sem medida e a organização que lhe deu, garantiu eficácia» (D. Augusto César).

«Estudou em Coimbra, foi brilhante aluno e investigador científico (...) mas não "perdeu a fé", antes a revigorou, bem como a piedade. Sua esposa era alemã e protestante (...) uma vez viúvo, veio ingressar na Congregação da Missão, onde o chamara o espírito apostólico e caritativo de S. Vicente de Paulo». (D. Manuel Clemente) 

O segundo volume da história da PPCM estrutura-se, também, em 3 partes: a primeira, descrevendo o período da supressão das Ordens Religiosas, entre 1834 e 1857; a segunda parte, concentrando-se entre os anos 1857 e 1910, que correspondem ao "regresso" das Ordens Religiosas a Portugal; a terceira parte, centra-se entres os anos 1910 (Proclamação da República) e 1927 (nova restauração da PPCM).

Afirma o Pe. Luciano, missionário vicentino, que o livro é um trabalho abrangente, uma visão de conjunto da presença dos Padres Vicentinos e das Filhas da Caridade

«Homem de Palavra. Título adequado (...) Sena Freitas integra um superlativo grupo que, provindo dos Açores, marcou em sentidos díspares a vida nacional da segunda metade de Oitocentos. Como Antero ou Teófilo, também ele passou por Coimbra, onde mais se diziam coisas novas em detrimento das antigas» (D. Manuel Clemente)

SOBRE NÓS

S. Vicente de Paulo, o santo da Caridade, é o fundador da Congregação da Missão. Presentes em todo o mundo, estamos em Portugal desde 1717. Talvez nos conheça como Padres Vicentinos, Lazaristas ou Padres da Missão.

LOCALIZAÇÃO

(+351) 213 422 102 | 217 263 370

 

Estrada da Luz, 112-1º

1600 - 162 Lisboa

 

comunicacaoppcm@gmail.com 

CONTACTE-NOS
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
APONTADORES

© 2020 por Província Portuguesa da Congregação da Missão.