
A VIDA SE FAZ HISTÓRIA
A identidade e missão dos Missionários Vicentinos também se escreve... Apresentamos uma página dividida em duas partes: uma partilha com as nossas publicações anuais e uma segunda parte com um elenco da Bibliografia da PPCM que tem ajudado a manter a memória escrita ao longo da história.

A revista interna da PPCM. Um espaço para partilha de notícias e reflexões.
-
Ano 2018: Jan - Mar | Abr - Jun | Jul - Set | Out - Dez
Ano 2019: Jan - Mar | Abr - Jun | Jul - Set | Out - Dez
Ano 2020: Jan - Jun | Jul - Set | Out - Dez
Ano 2021: Jan - Mar | Abr - Jun | Jul - Set | Out - Dez
Ano 2022: Jan - Mar | Abr - Jun | Jul - Set | Out - Dez
Ano 2023: Jan - Mar | Abr - Jun | Jul - Set | Out - Dez
Nuntia é um Boletim da Congregação da Missão. Trata-se do boletim oficial que, mensalmente, publica as informações e comunicações que "recolhe" desde a Cúria Geral até aos mais diversos confrades e Províncias de todo o mundo. Para quem nos quer acompanhar e conhecer, pode aceder a todos os números, através do seguinte link: nuntia
A Vincentiana é uma revista trimestral internacional da Congregação da Missão. Disponível em várias línguas e em formato pdf (inglês, espanhol, italiano e francês), esta revista permite acompanhar e aprofundar o nosso carisma vicentino.
Acede ao site, escolhe o ano e o número...
A rede global permite-nos, ainda, crescer no conhecimento mais formativo da vida e espiritualidade vicentina. Através deste site «somosvicencianos» é possível acompanhar os mais diversos olhares sobre a missão vicentina, assim como aprofundar a história e biografia dos nossos santos. Em especial, de S. Vicente de Paulo, o nosso fundador.
BIBLIOTECA

Aceda a uma das primeiras biografias de S. Vicente de Paulo. Escrita por Pedro Collet e traduzida para o espanhol em 2008 por M. Agustín, esta biografia permite uma leitura bastante profunda e geral sobre o Santo da Caridade. Fundador das Filhas da Caridade e Padres da Missão, S. Vicente de Paulo é uma figura incontornável da história francesa e da renovação da Igreja, pós Concílio de Trento... Ler biografia

O terceiro e último volume da história da PPCM descreve o período entre 1927 e 1960. Começando pela reorganização da PPCM, passando pela sua autonomia, até à sua expansão até Moçambique, este volume introduz-nos na missão vicentina que começa, num primeiro momento, pela consolidação em Portugal e depois, num segundo momento, pela presença e desenvolvimento da missão em Moçambique.

Não se trata, afirma o autor, Pe. Pereira, de uma avaliação histórica da presença dos missionários vicentinos em Moçambique, mas de uma reflexão assente nos diversos retiros que o autor desenvolveu aos missionários da Vice-Província de Moçambique. O ponto de partida são as Constituições da Congregação, como caminho de santidade...

O primeiro volume da história da Congregação da Missão em Portugal estrutura-se em 3 partes: apresentação e justificação da obra; I parte, desde a origem até ao Marquês de Pombal; e a II parte, desde o Marquês de Pombal até à supressão das Ordens Religiosas em Portugal. São mais de 600 paginas da história da PPCM entre 1713 até 1834.

«Temos, aqui, um texto agradável e uma vida cheia de interesse. O texto é da mão do Pe. Nélio, leve de juventude e com intenção apostólica; e a vida é de S. Vicente de Paulo, a quem a Caridade seduziu sem medida e a organização que lhe deu, garantiu eficácia» (D. Augusto César).

«Estudou em Coimbra, foi brilhante aluno e investigador científico (...) mas não "perdeu a fé", antes a revigorou, bem como a piedade. Sua esposa era alemã e protestante (...) uma vez viúvo, veio ingressar na Congregação da Missão, onde o chamara o espírito apostólico e caritativo de S. Vicente de Paulo». (D. Manuel Clemente)

O segundo volume da história da PPCM estrutura-se, também, em 3 partes: a primeira, descrevendo o período da supressão das Ordens Religiosas, entre 1834 e 1857; a segunda parte, concentrando-se entre os anos 1857 e 1910, que correspondem ao "regresso" das Ordens Religiosas a Portugal; a terceira parte, centra-se entres os anos 1910 (Proclamação da República) e 1927 (nova restauração da PPCM).

Afirma o Pe. Luciano, missionário vicentino, que o livro é um trabalho abrangente, uma visão de conjunto da presença dos Padres Vicentinos e das Filhas da Caridade

«Homem de Palavra. Título adequado (...) Sena Freitas integra um superlativo grupo que, provindo dos Açores, marcou em sentidos díspares a vida nacional da segunda metade de Oitocentos. Como Antero ou Teófilo, também ele passou por Coimbra, onde mais se diziam coisas novas em detrimento das antigas» (D. Manuel Clemente)