PPCM - UM NOVO PROVINCIAL

Eq Comunicação PPCM

09 de outubro de 2022

A eleição do Pe. Nélio Pita, CM, para Assistente Geral da CM, levou a que a PPCM realizasse um processo de consulta para nomeação do novo Provincial...

Os membros da Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM), comummente conhecidos como Padres Vicentinos, elegeram o Padre Pedro Guimarães, CM, como novo Superior Provincial (Visitador). A eleição foi confirmada pelo Superior Geral da Congregação da Missão (CM) no dia 08 de outubro e o início do serviço do novo Provincial da congregação missionária fundada por São Vicente de Paulo terá lugar em Lisboa, no dia 17 de outubro. O Padre Pedro, CM, sucede ao Padre Nélio Pita, CM, recentemente eleito Assistente Geral da Congregação da Missão, e inicia agora um mandato de três anos neste serviço.

O Pe. Pedro Guimarães, CM, é natural de Felgueiras, onde nasceu em 1981. Emitiu os votos, momento de incorporação na Congregação da Missão, a 27 de setembro de 2006. E, nesse mesmo ano, foi ordenado diácono a 3 de dezembro, no Mosteiro dos Jerónimos, onde, também foi ordenado presbítero a 1 de julho de 2007.

O novo Provincial da PPCM é licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e fez licenciatura canónica em Teologia Pastoral, na Universidade Lateranense, em Roma. É, desde os últimos dois anos, conselheiro provincial, responsável pelo acompanhamento e discernimento vocacional na PPCM, Assessor Nacional da Juventude Mariana Vicentina e corresponsável do projeto de reflexão «Mesa Redonda-missão onlife». Integra a comunidade missionária vicentina no Campo de Madalena, Diocese de Viseu, onde colabora com a diocese (CIRP, Conselho Presbiteral e Secretariado do Clero). Conta, ainda, com passagem por Santiago do Cacém, Diocese de Beja, onde foi durante dez anos pároco e capelão hospitalar. Recentemente, publicou o livro «A comunicação da Igreja é um encontro».