top of page

PPCM - NOVO PROVINCIAL

Pedro Guimarães

12 de Abril de 2020

O Pe. Tomás Mavric, Superior Geral da Congregação, confirmou no dia 09 de Abril, Quinta-feira Santa, o Pe. Nélio Pita, como o novo Visitador da PPCM. E três dias depois, dia 12, o Pe. Nélio deu início ao seu mandato como Visitador, com a profissão de fé e assinatura da acta.

Os membros da Província Portuguesa da Congregação da Missão, comummente conhecidos como Padres Vicentinos, elegeram o Padre Nélio Pita, CM, como novo Superior Provincial (Visitador). A eleição foi confirmada pelo Superior Geral da Congregação da Missão e a tomada de posse do novo Provincial da congregação missionária fundada por São Vicente de Paulo teve lugar em Lisboa, no dia 12 de abril de 2020, Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor. O Padre Nélio Pita, CM, sucede ao Padre José Alves, CM, no serviço de Provincial e inicia agora um mandato de três anos neste serviço.

O Padre Nélio Pita, CM, nasceu no Estreito de Câmara de Lobos, na Madeira, em 1973. Emitiu os votos, momento de incorporação na Congregação da Missão, a 25 de março de 1999. Foi ordenado diácono em 18 de julho de 1999, na Igreja Paroquial de Salvaterra de Magos, Diocese de Santarém. Foi ordenado presbítero na Sé Catedral do Funchal, Diocese do Funchal, em 29 de julho de 2000.

O novo Provincial dos Padres Vicentinos em Portugal é licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa; fez licenciatura canónica em Teologia Espiritual na Universidade Pontifícia Comillas, em Madrid; é mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa. É, há vários anos, Pároco na Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, Assistente Provincial dos Padres Vicentinos e Diretor de Estudantes Vicentinos. Integra a equipa do Secretariado Internacional de Estudos Vicentinos, órgão internacional da Congregação da Missão que tem por missão o desenvolvimento de estudos no âmbito do riquíssimo património que faz parte da espiritualidade
vicentina, com o propósito de aprofundar o carisma do fundador, São Vicente de Paulo. Na Congregação da Missão assumiu também os serviços de Conselheiro Provincial e de responsável pelo Seminário em Família. É presença habitual na imprensa de inspiração cristã e, em 2016, participou na Assembleia Geral da Congregação da Missão, em Chicago, que elegeu o Superior Geral dos Padres Vicentinos. Foi, entre 2014 e 2017, membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica.

A Congregação de Missão celebrou, em 2017, o jubileu dos 400 anos da sua fundação por São Vicente de Paulo, o Santo da Caridade. Com efeito, em 1617, São Vicente de Paulo, em contacto com os camponeses, conheceu o estado de abandono religioso e a miséria em que viviam as populações do campo. Percebeu que os pobres tinham necessidades urgentes e que, para ser fiel a Cristo, era preciso servi-los. Começou, então, a pregar missões entre os pobres e a organizar diversas obras de caridade. Também em 2017 os Padres Vicentinos celebraram o aniversário dos 300 anos de presença em Portugal. Com uma história rica e longa, hoje, estão presentes no país através de oito comunidades, num total de trinta missionários.

bottom of page