top of page

FREDERICO OZANAM, modelo para os leigos

Manuel Carvas Guedes

01 de setembro de 2020

Dia 09 de setembro, a Igreja celebra a memória do Beato Frederico Ozanam. Convidamos Manuel Carvas Guedes a partilhar connosco a biografia deste beato da caridade, o fundador das Conferências Vicentinas (SSVP).

Antoine Frederic Ozanam, Beato, foi o principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo/Conferências Vicentinas, em 1833, em Paris, França, com mais cinco companheiros estudantes universitários, da Sorbone e com Bally, mais velho que todos e seu conselheiro, inspirando-se em S. Vicente de Paulo (1580/1660) e na sua acção, enquanto sacerdote amigo dos pobres e dos abandonados, cuja caridade intuiu, desenvolveu e organizou.
Ozanam fundou este movimento de leigos e de serviço à caridade, visando a santificação pessoal de todos os seus membros, através da ajuda e do contacto directo e pessoal com os mais débeis e pobres, vendo neles a própria figura de Jesus Cristo, os vicentinos, que hoje são muitos no Porto, muitos em Portugal e muitos mais ainda em todo o mundo, formando uma cadeia de caridade, que Ozanam sonhou, prestando ajuda a todos, em suas casas, através da visita domiciliária.
Sendo S. Vicente de Paulo o instigador da caridade cristã, à época muito adormecida, se não mesma esquecida, Ozanam foi paladino dessa caridade, que assumiu enquanto família, como marido e pai e como estudante e professor universitário, testemunhando-a com a própria vida até ao último suspiro. Ao aproximar-se a data da sua Festa Litúrgica (9 de Setembro) importa reter na mente de cada um de nós e sobretudo no nosso coração, esta figura exemplar e cativante, que apenas esteve entre nós 40 anos (morreu em Marselha a 8 de Setembro de 1853), que marcou a cultura francesa do século XIX e foi um dos precursores da Encíclica “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII. Foi sobretudo um Homem de causas, preocupado com as questões sociais emergentes e com a infelicidade de seus irmãos, cuja marginalidade não aceitava e cuja pobreza o tocava no mais fundo de si.
Além de ser um filho de eleição, foi um marido e pai exemplar; um cristão inconformado e de fina e rija têmpera além de profissional de grande mérito, sem esquecer o essencial das suas obrigações. Foi leigo assumido e empenhado, criando e empenhando-se noutras obras de promoção humana, de entre as quais se destaca as Conferências Quaresmais na Catedral de Notre Dame, que ainda hoje subsistem e que, em conjunto com o Padre Dominicano Lacordaire, pôs em marcha, para formação e catequese dos adultos.
Ozanam foi um líder no seu tempo. É hoje para todos nós uma referência de grande inspiração, como cristãos e sobretudo como leigos.

bottom of page