top of page

CM - PE. NÉLIO PITA, ELEITO ASSISTENTE GERAL

Gabinete de comunicação da PPCM

07 de julho de 2022

Pe. Nélio Pita, provincial dos Padres Vicentinos em Portugal (PPCM), é um dos eleitos para integrar o Conselho Geral da Congregação da Missão (CM).

Roma. 07 de julho. Pe. Nélio Pita, provincial dos Padres Vicentinos em Portugal (PPCM), é um dos eleitos para integrar o Conselho Geral da Congregação da Missão (CM). A Assembleia Geral da CM que está a decorrer em Roma (27.06-15.07), sob o tema «revitalizar a nossa identidade no início do 500º aniversário», concluiu o processo de eleição do Superior Geral, Vigário-Geral e respetivo grupo de Assistentes Gerais. O Pe. Tomas Mavric foi reconduzido como Superior Geral; o Pe. Gregório Bañaga, da Província das Filipinas, foi eleito Vigário-Geral; e para Assistentes Gerais, foram eleitos os padres Rafal Kopystynsnki, da Província da Nova Inglaterra, Nélio Pita, da Província Portuguesa, Aarón Gutiérrez, da Província do México e Dominique Iyolo, da Província do Congo.

Para o Pe. Nélio a inesperada eleição é também uma oportunidade para colocar as periferias no coração da CM, já que terá certamente a responsabilidade de acompanhar as comunidades nos países economicamente mais desfavorecidos e que têm o português como língua oficial.

A Congregação da Missão foi fundada por Vicente de Paulo em 1617, em França, tendo como missão fundamental a evangelização dos pobres e a formação do clero. Atualmente, conta com mais de 3100 membros, presentes em 95 países.

É a primeira vez que um português é eleito assistente geral, na história da Congregação da Missão. A Província Portuguesa, em comunhão com o desenrolar da Assembleia Geral e, sobretudo, confiando nos desígnios de Deus, sente a perda do seu líder, mas agradece o seu «sim» para esta nova missão global.

bottom of page