top of page

106º DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO

Pedro Guimarães

10 de Agosto de 2020

No dia 15 de Agosto a Igreja celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Na sua Mensagem para este dia, o Papa Francisco, a partir do título «Forçados, como Jesus Cristo, a fugir. Acolher, proteger, promover e integrar os deslocados internos», aponta seis pares de verbos para nos ajudar a abraçar este desafio pastoral.

Afirma o Papa Francisco: «À luz dos acontecimentos dramáticos que têm marcado o ano de 2020 quero, nesta Mensagem dedicada às pessoas deslocadas internamente, englobar todos aqueles que atravessaram e ainda vivem experiências de precariedade, abandono, marginalização e rejeição por causa do vírus Covid-19». A partir daqui, o Papa aponta seis pares de verbos que vale a pena conhecer e aprofundar:
1. É preciso conhecer para compreender
2. É necessário aproximar-se para servir
3. Para reconciliar-se é preciso escutar
4. Para crescer é necessário partilhar
5. É preciso coenvolver para promover
6. É necessário colaborar para construir
Esta mensagem termina com a oração do Papa, pedindo a intercessão de S. José:
«Pai, confiastes a São José o que tínheis de mais precioso: o Menino Jesus e sua mãe, para os proteger de perigos e ameaças dos malvados. Concedei-nos, também a nós, a graça de experimentar a sua proteção e ajuda. Tendo ele provado o sofrimento de quem foge por causa do ódio dos poderosos, fazei que possa confortar e proteger todos os irmãos e irmãs que, forçados por guerras, pobreza e carências, deixam a sua casa e a sua terra a fim de se lançarem ao caminho como refugiados rumo a lugares mais seguros. Ajudai-os, pela sua intercessão, a terem força para prosseguir, conforto na tristeza, coragem na provação. Dai a quem os recebe um pouco da ternura deste pai justo e sábio, que amou Jesus como um verdadeiro filho e amparou Maria ao longo do caminho. Ele, que ganhou o pão com o trabalho das suas mãos, possa prover àqueles a quem a vida tudo levou, dando-lhes a dignidade dum trabalho e a serenidade duma casa. Nós Vo-lo pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho, que São José salvou fugindo para o Egito, e por intercessão da Virgem Maria, a quem ele amou como esposo fiel segundo a vossa vontade. Amen».

Leia a Mensagem na sua íntegra em http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/migration/documents/papa-francesco_20200513_world-migrants-day-2020.html

bottom of page