fred ozanam.jpg

Frederico Ozanam, um modelo para os leigos

01 de Setembro de 2020, por M. CARVAS GUEDES

Bruno Cunha

Inês Espada Vieira

João Pires Silva

Luciano Ferreira

Mafalda Guia

Pedro Guimarães

Ricardo Cunha

Suzana Ferreira

Antoine Frederic Ozanam, Beato, foi o principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo/Conferências Vicentinas, em 1833, em Paris, França, com mais cinco companheiros estudantes universitários, da Sorbone e com Bally, mais velho que todos e seu conselheiro, inspirando-se em S. Vicente de Paulo (1580/1660) e na sua acção, enquanto sacerdote amigo dos pobres e dos abandonados, cuja caridade intuiu, desenvolveu e organizou. 

 

Ozanam fundou este movimento de leigos e de serviço à caridade, visando a santificação pessoal de todos os seus membros, através da ajuda e do contacto directo e pessoal com os mais débeis e pobres, vendo neles a própria figura de Jesus Cristo, os vicentinos, que hoje são muitos no Porto, muitos em Portugal e muitos mais ainda em todo o mundo, formando uma cadeia de caridade, que Ozanam sonhou, prestando ajuda a todos, em suas casas, através da visita domiciliária.

 

Sendo S. Vicente de Paulo o instigador da caridade cristã, à época muito adormecida, se não mesma esquecida, Ozanam foi paladino dessa caridade, que assumiu enquanto família, como marido e pai e como estudante e professor universitário, testemunhando-a com a própria vida até ao último suspiro. Ao aproximar-se a data da sua Festa Litúrgica (9 de Setembro) importa reter na mente de cada um de nós e sobretudo no nosso coração, esta figura exemplar e cativante, que apenas esteve entre nós 40 anos (morreu em Marselha a 8 de Setembro de 1853), que marcou a cultura francesa do século XIX e foi um dos precursores da Encíclica “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII. Foi sobretudo um Homem de causas, preocupado com as questões sociais emergentes e com a infelicidade de seus irmãos, cuja marginalidade não aceitava e cuja pobreza o tocava no mais fundo de si.

 

Além de ser um filho de eleição, foi um marido e pai exemplar; um cristão inconformado e de fina e rija têmpera além de profissional de grande mérito, sem esquecer o essencial das suas obrigações. Foi leigo assumido e empenhado, criando e empenhando-se noutras obras de promoção humana, de entre as quais se destaca as Conferências Quaresmais na Catedral de Notre Dame, que ainda hoje subsistem e que, em conjunto com o Padre Dominicano Lacordaire, pôs em marcha, para formação e catequese dos adultos. 

 

Ozanam foi um líder no seu tempo. É hoje para todos nós uma referência de grande inspiração, como cristãos e sobretudo como leigos.

SOBRE NÓS

S. Vicente de Paulo, o santo da Caridade, é o fundador da Congregação da Missão. Presentes em todo o mundo, estamos em Portugal desde 1717. Talvez nos conheça como Padres Vicentinos, Lazaristas ou Padres da Missão.

LOCALIZAÇÃO

(+351) 213 422 102 | 217 263 370

 

Estrada da Luz, 112-1º

1600 - 162 Lisboa

 

comunicacaoppcm@gmail.com 

CONTACTE-NOS
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
APONTADORES

© 2020 por Província Portuguesa da Congregação da Missão.