CONGREGAÇÃO DA MISSÃO
«O Senhor enviou-me a evangelizar os pobres» (Lc 4, 18). Foi esta a resposta de S. Vicente de Paulo no século XVII com a fundação da Congregação da Missão: descobriu que Deus o enviou a evangelizar os mais pobres... Um envio que não se ficou por França mas que se estendeu a todo o mundo! Começou em 1617 e continua hoje em mais de 100 países...
Convidamos-te a acompanhar-nos na leitura das partilhas do nosso Superior Geral, Tomaz Mavric.
SUPERIOR GERAL DA CONGREGAÇÃO DA MISSÃO
Tomaz Mavric
É o sucessor de S. Vicente de Paulo que guia a Congregação da Missão de acordo com as suas Constituições e Estatutos. É eleito pela Assembleia Geral por um período de 6 anos, renovável por outros 6 anos.
Nas nossas Constituições, o Superior Geral, é apresentado como o centro da unidade e da coordenação de todas as Províncias da Congregação; sendo, também, o animador das actividades espirituais e pastorais (Constituições, 102).
Pe. Tomaž Mavrič, CM é o actual Superior Geral da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade. Nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 9 de Maio de 1959. Seus pais, fugindo do comunismo, deixam a Eslovénia (1945), passando 3 anos num campo de refugiados na Áustria até chegar à Argentina em 1948. Foi na Argentina que os seus pais se conheceram, casaram e tiveram 5 filhos.
No final dos estudos da Escola Secundária, entrou na Congregação, concretamente, na Província da Jugoslávia (composta por confrades da Eslovénia, Macedónia e Croácia). Em 1977, entra no Seminário Interno em Belgrado (Sérvia), continuando, depois, os estudos em psicologia e teologia em Ljubljana (Eslovénia) sendo ordenado sacerdote em 1983. Os seus superiores enviaram-no para o Canadá onde esteve 10 anos na cidade de Toronto. Regressou à Eslovénia por 3 anos até que R. Maloney (Superior Geral de então), o convida a ir para uma missão na Rússia. Chega a este país em 1997 e aí permanece por 4 anos na cidade de Niutalagil... contribuindo para a edificação da Província Vicentina de Santo Cirilo e S. Metódico em 2001. Entre 2001 e 2004 passa 1 ano na Irlanda a estudar e 3 na Eslovénia a acompanhar os estudantes. Em 2004, torna-se formador dos estudantes; em 2009 é eleito vice-Visitador até que em 2016, na Assembleia Geral da Congregação da Missão é eleito Superior Geral.